SEO: O que é?
SEO é o acrónimo para Search Engine Optimization ou Optimização de Sites para Motores de Busca, em resultado de pesquisas orgânicas ou não-pagas.
Este é um processo que visa optimizar as páginas de um website, comunicando o seu conteúdo, da forma mais eficaz, aos motores de busca.
Quanto mais relevante e facilitada for essa tarefa, executada pelos indexadores, melhor será a classificação atribuída ao website e maiores as probabilidades de obter um melhor ranking, ou seja, a posição em que o website aparece na página de resultados de um motor de busca.
Como pode a WebSystems ajudar a sua empresa ou negócio?
Trabalhar com a WebSystems é confiar numa empresa especializada com sucesso comprovado em muitos projectos de SEO.
A pesquisa orgânica é, por excelência, a principal origem de tráfego para um website.
Vantagens do SEO
Os lugares de topo, na página de resultados dos motores de busca, surgem como uma recompensa para a aplicação das boas práticas de optimização de um website. Assim, a principal vantagem do SEO será assim obter uma vantagem competitiva sobre outros websites, destacando-o de concorrentes, pela melhor classificação que alcançar e o lugar de destaque que tal lhe confere na página de resultados dos motores de busca.
A relação custo-benefício, a médio prazo, do serviço de SEO, também se apresenta como vantajosa. Sendo um esforço com um custo inicial mais elevado e com efeitos menos imediatos que os obtidos, por exemplo, com as campanhas de publicidade online, e mais notórios a partir dos 6 meses de execução, devolvem depois resultados com impacto mais duradouro, a requerer níveis de investimento mais baixos e com retornos mais interessantes.
Outros benefícios de SEO
- Maior envolvimento com os utilizadores, ao dar resposta àqueles que estão a pesquisar activamente, nos motores de busca;
- Maior possibilidade de gerar uma acção no website, seja uma compra, uma subscrição de newsletter ou um pedido de contacto;
- Maior credibilidade e confiança gerada pela empresa ou marca, realçados pelo posicionamento no ranking, atribuído pelos motores de busca.
Princípios básicos de SEO
O SEO procura melhorar a percepção de um site pelos motores de busca, pela aplicação de um conjunto de princípios. Idealmente, para cada trabalho, deverá ser realizada uma auditoria, que procurará identificar problemas e situações de risco, que possam levar a uma má classificação pelos motores de busca e, em casos extremos, à sua penalização ou mesmo remoção.
De uma forma abrangente, a auditoria seguirá uma check-list, agrupada em três aspectos:
- Técnicos, para determinar problemas de indexação e estruturais do site.
- Conteúdos, que permitam a produção de textos relevantes e informativos, tanto para os motores de busca, como também para o utilizador humano (a Websystems produz estes conteúdos de texto, que serão sempre exclusivos e específicos a cada cliente).
- Popularidade, pela identificação e construção de uma rede sólida de ligações externas, em que sites de qualidade contenham links a apontar para o seu site.
Quando se fala de posicionamento de um site, a solução passa, cerca de 90% das vezes por um conteúdo melhor.
Quais os principais fatores influenciadores do posicionamento
Os factores que influenciam o posicionamento de site, na página de resultados de um motor de busca, são inúmeros, pouco conhecidos e estão em constante actualização.
Pela importância da Google, a optimização para este motor de busca é a mais desenvolvida e estudada, ainda que muito do esforço realizado seja feito numa óptica de tentativa e erro e transversal a outros motores de busca (Bing, Yahoo e, mais recentemente, Amazon).
Tal deve-se ao facto de se conhecerem mais de 200 factores que determinam o ranking de um site, sem que se saiba qual o peso relativo de cada um, para além de que estes factores mudam regularmente, em função do que a Google considera ser o mais relevante classificar, num dado momento.
Mas quais são os factores que determinam o posicionamento?
On Page
Aqueles que devem ser optimizados dentro do website, e que permitem estabelecer a relevância do site com aquilo que o utilizador está a pesquisar.
- Keyword Research: actividade indispensável em qualquer trabalho de SEO, permite conhecer e listar a importância de palavras-chaves e expressões, a que os utilizadores recorrem nas suas pesquisas. Este passo serve de base aos pontos que se seguem:
Conteúdos de texto: a qualidade e quantidade dos conteúdos de texto são um dos aspectos mais importantes. O equilíbrio entre o tamanho e o valor do que é dado ao utilizador, ao entrar num website e como responde às suas pesquisas, influencia como o website será visto e classificado.
Etiquetas técnicas: mais conhecidas pela designação inglesa de Meta Tags, incluem as Title Tags, Meta Descriptions e Alt Img, que são formas curtas e de rápida leitura, de indicar aos motores de busca e aos utilizadores, qual o conteúdo de cada página e dos seus elementos.
Títulos de página: ou Headings, estabelecem a ordem de importância dos conteúdos, dentro de uma determinada página.
Off Page
Os elementos externos ao website (directórios, blogs, agregadores de notícias, etc), que utilizam, partilham ou recomendam a consulta dos seus conteúdos:
- Link Building: refere-se à construção de ligações de qualidade, de outros sites para o seu site. Imagine que cada um destes links é um voto: quanto mais votos obtiver e melhor for a sua qualidade, maior a possibilidade de ser beneficiado pelos motores de busca.
- Sinais Sociais: as referências e menções positivas à sua empresa e marca, nas redes sociais, funcionam como um indicador da sua autoridade, conhecimento e disponibilização de informação útil para os utilizadores.
Erros mais comuns no processo de SEO
O processo de SEO, por estar sujeito a variações de algoritmo e pelo desconhecimento dos factores que influenciam o posicionamento de um site, pode sofrer com alguns erros conhecidos.
Entre os mais comuns, que deverão ser evitados, destacam-se:
- Keyword research, isto é, a definição das palavras e termos de pesquisa mais adequados, a cada página do seu site. A escolha incorrecta das palavras-chave, pode determinar a qualidade dos seus conteúdos, de texto e técnicos.
- Conteúdos de baixa qualidade: a falta de relevância ou valor informativo dos conteúdos de um site, representam outro erro comum, no processo de optimização. O investimento e tempo despendido, na construção de conteúdos próprios e estruturados, trará retorno ao site, permitindo-lhe dar aquela vantagem competitiva sobre os concorrentes, com ganhos na classificação junto dos motores de busca.
- Conteúdos duplicados: utilizar textos já existentes, em páginas do próprio site ou de outros, pode parecer uma forma rápida e simples de completar o seu site. No entanto, os motores de busca dispõem de formas de detectar estas situações, penalizando quem recorre a esta prática, em termos de ranking ou pela remoção do site.
- Estrutura do site: cada vez mais, aspectos como a rapidez de navegação, a usabilidade, tanto pelos utilizadores como pelos motores de busca, e a facilidade de encontrar o que se pretende dentro do site, são aspectos valorizados em SEO. Falhar em construir um site funcional, nestes e noutros aspectos, constitui um erro comum no processo de optimização.
- Links internos e externos: a falta de ligações, dentro e fora do site, deverá ser minimizada, pois permitem facilitar a navegação (internos), mas também demonstram a relevância que os seus conteúdos têm, para outros sites (externos).
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