Google Ads Algarve: Como funciona?
O Google Ads funciona com uma combinação de palavras-chave, anúncios de texto, gráficos e vídeo. Com estes elementos, procura-se fazer corresponder, com a maior precisão, as pesquisas do utilizador ao anúncio, motivando-o a visitar o seu site e realizar uma acção.
Na plataforma Google Ads, existem vários formatos de comunicação com o público pretendido:
- Rede Pesquisa (Search): a forma mais conhecida, em que o utilizador introduz uma palavra-chave no motor de busca Google, sendo-lhe mostrados um conjunto de resultados de texto no topo da página, identificados como Anúncios, e que são pagos pelos anunciantes, para aparecerem nesse local.
Uma campanha de Google Ads tenta prever a forma como os utilizadores farão as suas pesquisas, procurando responder da melhor forma para quem procura e com o melhor retorno para quem anuncia. - Rede Conteúdos (Display): nesta situação, a publicidade aparece de forma contextual, durante a navegação do utilizador, por sites integrados na rede Google. Recorrendo a anúncios gráficos, mais visuais, pretende gerar tráfego, pelo aumento da notoriedade da empresa ou marca, destacando-se por atrair grande volume de visitantes, a custo reduzido.
- Remarketing: variação de publicidade na Rede Conteúdos (Display) Google, distingue-se por segmentar utilizadores mais focados e já conhecedores da marca ou produto. Comunica-se, de forma mais personalizada e objectiva, de acordo com o tipo de utilizador: quem já visitou o site anteriormente e que possa ou não, ter realizado qualquer acção.
- Gmail Ads: outro formato de publicidade paga, mostra anúncios expansíveis, dentro das contas de correio Gmail. Com grande possibilidade de segmentação, ao clicar-se na linha de anúncio, este abre-se como um email normal, apresentando uma mensagem de comunicação, sob a forma de texto, imagem ou vídeo.
- YouTube Ads: publicidade no canal YouTube, gerida a partir da plataforma Google Ads, apoia-se principalmente em vídeos, um dos suportes mais importantes na comunicação digital, beneficiando das possibilidades de segmentação disponíveis, que permitem definir o público-alvo.
Estratégias de Campanhas Google Ads
O Google Ads funciona num modelo de leilão, em que a licitação incide sobre palavras-chave e posicionamentos. Tal como em qualquer outro leilão, o vencedor será quem pagar mais.
Por isto, apesar do grande controlo de investimento que este formato de publicidade online permite, é necessário ajustar constantemente o orçamento disponível aos objectivos de marketing pretendido, o que requer diferentes estratégias de gestão de campanhas Google Ads:
- Custo por Clique (CPC): a mais utilizada e indicada para aumentar o número de visitas ao site.
- Custo por Mil Impressões (CPM): para situações em que se pretende o maior número de impressões ou visualizações dos anúncios, para aumentar a notoriedade de marca ou produto.
- Custo por Visualização (CPV): aplicado a campanhas de vídeo, procura-se aumentar a visualização dos anúncios, para maior notoriedade.
- Custo por Aquisição (CPA): para campanhas de vendas ou angariação de leads comerciais, define um valor para cada uma das acções realizadas pelos utilizadores no site.
Vantagens de Campanhas Google Ads
O Google Ads apresenta vantagens, dentro de uma estratégia de marketing digital:
- Segmentação do público-alvo: a plataforma Google Ads disponibiliza várias formas de chegar ao seu público-alvo, por exemplo, a nível geográfico, seleccionando alcançar utilizadores no Algarve ou mesmo apenas numa cidade algarvia.
- Tempo de preparação de uma acção: as campanhas de Google Ads preparam-se rapidamente e, em poucas horas, qualquer empresa ou negócio pode estar presente no topo dos motores de busca, com ganhos de visibilidade evidentes.
- Alcance das acções: dependendo do orçamento disponível e dos objectivos pretendidos, o seu site pode ter grande alcance, em termos de quantas vezes será apresentado aos utilizadores.
- Controlo do investimento: talvez a maior vantagem do Google Ads, a capacidade de gerir o orçamento e de medir, com grande rigor, o retorno obtido, permitindo ajustar a sua comunicação, pela optimização da sua campanha.
A identificação dos objectivos, a segmentação correcta e escolha acertada da estratégia de Google Ads serão factores de sucesso e de maior retorno do investimento efectuado, para a sua campanha no Algarve.