Como se faz a produção de conteúdos online
A produção de conteúdos (ou Content Marketing, na versão inglesa) é um processo contínuo, que deve de ser integrado dentro de uma estratégia global de marketing. Numa óptica de fidelização de clientes, as marcas devem fornecer informações com valor, relevantes e de forma regular e consistente para os seguidores, sabendo que:
- 78% dos utilizadores prefere receber informação através de artigos informativos do que através de publicidade tradicional;
- 70% de utilizadores afirma que o marketing de conteúdo os faz sentir mais próximos da marca;
- 60% dos utilizadores referem que o marketing de conteúdo os leva a tomar melhores decisões.
Em todos os textos que forem elaborados deve existir a preocupação de adequar o tipo de linguagem e o tom à própria história, identidade, valores e missão da empresa, no sentido de refletir o seu verdadeiro ADN.
Só com conteúdos pertinentes, apelativos e bem estruturados será possível alavancar sites e, desta forma, gerar resultados e conversões para as empresas.
Vantagens da produção de conteúdos online
Uma eficiente produção de conteúdos deve ser vista também como um complemento indispensável em termos tanto de optimização de um site como das próprias campanhas de Google Ads. Existe uma relação direta entre estes componentes, que deverão ser trabalhados em conjunto, para que incrementem os resultados de cada um.
Sendo uma das formas mais eficazes no processo de fidelizar clientes e gerar o buzz positivo, necessário para um negócio, os conteúdos são pensados, de forma a prenderem a atenção, gerarem interesse e incentivarem um qualquer tipo de acção.
As vantagens de o criar e manter são várias:
- Aumento do tráfego do site;
- Aumento do número de páginas indexadas, de qualidade e interesse para os motores de busca, melhorando o posicionamento do site;
- Criação de imagem positiva, junto do público-alvo, tornando-se uma referência;
A produção de conteúdos está fortemente ligada ao esforço de optimização de sites (SEO), pois estes deverão escritos e elaborados, tendo em conta as boas práticas reconhecidas. A escolha de palavras-chave certas e a sua frequência, os destaques, os títulos, a actualização com novos artigos e informação, tudo contribui para que os conteúdos sejam um mecanismo de sucesso, a contribuir para o melhor ranking de um site.