Como se realiza a monitorização de resultados online
Perceber o público, que comportamento tem, como reage a estímulos de comunicação, são alguns dos aspetos que caracterizam e explicam a importância da atividade de monitorização e avaliação analítica.
Com acesso e utilização gratuita, o Google Analytics é uma ferramenta muito poderosa de apoio ao marketing digital, que disponibiliza um extenso conjunto de indicadores, que permite elaborar relatórios de desempenho de um website, em variadas dimensões e com cruzamento de dados.
Outras ferramentas estão disponíveis, para canais específicos, como as redes sociais (Facebook Analytics) ou nas plataformas de email marketing.
Vantagens da monitorização de resultados online
A monitorização dos resultados que decorrem de acções de marketing digital, independentemente do canal em que são efectuadas, apresenta vantagens inequívocas:
- Profundidade do conhecimento dos utilizadores, enquanto público-alvo;
- Acções e canais que resultam melhor, a cada momento da estratégia digital;
- Entender o retorno dos investimentos realizados;
- Definir um plano de acções correctivas.
Na Websystems, trabalhamos diariamente neste sentido, disponibilizando a experiência e o conhecimento de uma equipa multifacetada e, sobretudo, centrada na visibilidade do seu negócio em ambiente online.