Monitorização de resultados online

A actividade de monitorização de resultados é uma componente imprescindível, dentro do marketing digital. Uma das mais importantes características da utilização de canais digitais é a mensurabilidade, ou seja, a total capacidade para perceber o impacto das acções realizadas e qual o seu retorno, em qualquer das dimensões e para quaisquer dos objectivos em medição.

Cada acção digital que é efectuada, sejam campanhas de Google Ads, optimização de sites (SEO) ou gestão de redes sociais, poderá e deverá ser analisada, para que se possa perceber o que correu bem ou não e o que deve ser feito no futuro.

A monitorização, idealmente feita com carácter permanente, proporciona uma avaliação fidedigna das estratégias de Marketing Digital, permitindo medidas corretivas em tempo útil.

20 Maio, 2020 Artigos

Como se realiza a monitorização de resultados online

Perceber o público, que comportamento tem, como reage a estímulos de comunicação, são alguns dos aspetos que caracterizam e explicam a importância da atividade de monitorização e avaliação analítica.

Com acesso e utilização gratuita, o Google Analytics é uma ferramenta muito poderosa de apoio ao marketing digital, que disponibiliza um extenso conjunto de indicadores, que permite elaborar relatórios de desempenho de um website, em variadas dimensões e com cruzamento de dados.

Outras ferramentas estão disponíveis, para canais específicos, como as redes sociais (Facebook Analytics) ou nas plataformas de email marketing.

Vantagens da monitorização de resultados online

A monitorização dos resultados que decorrem de acções de marketing digital, independentemente do canal em que são efectuadas, apresenta vantagens inequívocas:

  • Profundidade do conhecimento dos utilizadores, enquanto público-alvo;
  • Acções e canais que resultam melhor, a cada momento da estratégia digital;
  • Entender o retorno dos investimentos realizados;
  • Definir um plano de acções correctivas.

Na Websystems, trabalhamos diariamente neste sentido, disponibilizando a experiência e o conhecimento de uma equipa multifacetada e, sobretudo, centrada na visibilidade do seu negócio em ambiente online.