Google Ads Lisboa: Como funciona?
O Google Ads funciona a partir de combinação de palavras-chave e anúncios (de texto, gráficos e vídeo). Havendo correspondência entre as pesquisas do utilizador e as palavras compradas pelo anunciante, os anúncios poderão ser mostrados.
A plataforma Google Ads inclui vários canais de comunicação com os utilizadores:
- Rede de Pesquisa: o utilizador introduz uma palavra-chave no motor de busca Google, e em resposta recebe um conjunto de resultados de texto, identificados como Anúncios, que, ao serem clicados, são pagos pelos anunciantes.
- Rede de Conteúdos: os anúncios aparecem nas páginas de websites da rede Google, durante a navegação do utilizador. A partir de anúncios gráficos, mais apelativos pelo uso de imagem, geram grandes volumes de tráfego, sendo o formato preferencial quando se procura aumentar a notoriedade da empresa ou marca.
- Remarketing: semelhante aos anúncios da Rede de Conteúdos, destacam-se por incindir sobre utilizadores que já visitaram o site anteriormente, procurando trazê-los a uma nova visita, mediante a oferta de um atractivo comercial (um desconto, um voucher, uma oferta).
- Gmail Ads: como o nome indica, são anúncios apresentados nas contas de Gmail dos utilizadores. Fortemente segmentados, mostram-se como um email normal, que ao ser clicado, apresenta uma comunicação, na forma de texto, imagem ou vídeo.
- YouTube Ads: publicidade no canal YouTube, recorre a vídeos como suporte de comunicação digital. Ao serem geridos na plataforma Google Ads, beneficiam das mesmas características de configuração e gestão dos restantes formatos de anúncios.
Google Ads em Lisboa: Vantagens de utilização
Incluído numa estratégia de marketing digital, o Google Ads apresenta várias vantagens:
- Rapidez de lançamento: uma acção em Google Ads prepara-se rapidamente, permitindo a qualquer empresa ou negócio aparecer no topo dos motores de busca, em poucas horas.
- Alcance: o número de utilizadores alcançado poderá ser elevado, de acordo tanto com o orçamento alocado às acções, como aos formatos de comunicação escolhidos.
Segmentação: a possibilidade de definir, com precisão, qual o público-alvo que se pretende alcançar – a nível geográfico ou em posicionamentos em sites escolhidos – permitem aumentar a relevância dos anúncios e aumentar o retorno. - Controlo do investimento: o grande atributo do Google Ads é a possibilidade de controlo dos investimentos e de saber o retorno obtido com os mesmos, o que facilita a optimização e a tomada de decisões sobre a viabilidade e interesse de aplicação de orçamentos.